quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cinema Volante no ANANIL- Montemor o Novo













Durante os dois dias de projecção que decorreram durante o festival ANANIL


























©joão bento.Fotografia


Em Montemor-o-Novo assistimos á apresentação de filmes de autor “no budget” realizadas recentemente, alguns filme mudos, outros sonoros, outros acompanhados por experimentações sonoras ao vivo. O primeiro dia foi dedicado a movimentos cinematográficos que se desenvolveram na cidade do Porto nos últimos anos e o segundo dia a filmes de autor e live acts de artistas que desenvolvem trabalhos a partir da utilização de suportes como o super8 e o 16mm.
Filmes e Live acts de :Tiago Afonso, Mariana Figueroa, Ricardo Leite, João Bento, Diana Oliveira, Filmes Van Calhau!:Canibalia e Lucas Filmes (colaboração de David Leitão-Bidó)

Futuramente o Cinema Volante tenciona movimentar-se com o público, indo ao seu encontro, trazendo novas imagens, novos sons, um cinema novo, móvel, itinerante.
Parte dos filmes será o resultado de trabalho realizado em oficinas - Esses filmes serão concebidos, e revelados com o auxílio de um laboratório, também móvel e editados pelos seus participantes, possibilitando desta forma uma relação de contacto directo com a película de cinema, os seus públicos e lugares onde este será apresentado. A realização dessas projecções em conjunto com as oficinas irá construindo um percurso, interligando comunidades, criando e recriando um novo Cinema.